quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Seminário PROEJA FIC: Primeiras Experiências


Nos dias 09 e 10 de dezembro de 2011, aconteceu o Seminário PROEJA FIC “Primeiras Experiências”, nas dependências do Campus Bento Gonçalves do IFRS. Durante o evento, inédito nessa Instituição, o público pôde assistir às apresentações dos artigos de conclusão do Curso de Formação de Formadores PROEJA FIC, ofertado pelo Campus Bento Gonçalves, em parceria com a SETEC/MEC, durante o período de 2009 a 2011. Contribuíram com seus artigos os professores das redes municipais de ensino parceiras desse Programa, bem como alguns professores e alunos do Campus Bento Gonçalves, que ministraram aulas ou que atuaram como monitores nesse projeto. Em breve, esses artigos serão publicados em um livro específico do PROEJA FIC, com previsão de lançamento para maio de 2012.

O encontro contou com a presença dos professores dos seguintes municípios: Bento Gonçalves, Garibaldi, Salvador do Sul, Caxias do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Capão da Canoa e Balneário Pinhal.

Na abertura do Seminário, a representante do Ministério da Educação e Coordenadora Geral do Proeja, professora Vânia Nóbile, destacou a importância do evento:

O Seminário PROEJA FIC: primeiras experiências representou um importante momento de socialização dos trabalhos de pesquisa-ação dos profissionais das secretarias municipais de educação e do IFRS envolvidos na implementação do PROEJA FIC, trazendo as suas experiências a partir do seu envolvimento com os educandos e com os demais professores. […] Esperamos que estas parcerias possam ser ampliadas, trazendo a possibilidade de inclusão de mais jovens e adultos à elevação da escolaridade e à formação profissional por meio do PROEJA FIC”.

Também participaram do evento: o Pró-Reitor de Ensino do IFRS, professor Sérgio Wortmann, o Diretor Geral do IFRS-BG, professor Luciano Manfroi, a Coordenadora do PROEJA FIC do IFRS-BG, Kelen Rigo e a Coordenadora da Especialização PROEJA no IFRS-BG, professora Fernanda Zorzi.

De acordo com a Coordenadora do Proeja Fic do Campus Bento Gonçalves, Kelen Rigo, este evento “constituiu-se em um importante espaço de reflexão e diálogo sobre as primeiras experiências educativas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante”. Para a Coordenadora, ficou visível, em todos os artigos, “o envolvimento incondicional desses educadores, preocupados com o desenvolvimento integral do educando, através da articulação dos processos educativos aos processos sociais, dos saberes escolares aos saberes do trabalho, da escola com a vida, do currículo escolar com a realidade local, da teoria com a prática, da educação com o trabalho”.

Ao final do evento, os professores foram presenteados e receberam seus certificados de conclusão do Curso de Capacitação PROEJA FIC, totalizando 240 horas.

Parabéns a todos!




Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos que tiverem a inciativa e a persistência de retornarem aos estudos, buscando transpor as dificuldades do cotidiano através da construção do conhecimento que servirá par a vida pessoal e profissional, não parem por ai, sigam estudando mais. Aos profissionais que atuaram só tenho elogios pela inciativa e por dedicarem parte de seu tempo as pessoas que não puderam por algum motivo estuarem no ensino regular.

    ResponderExcluir